Durão Barroso apela a eficácia da CPLP
Durão Barroso apela a eficácia da CPLP

Durão Barroso apela à eficácia da CPLPBarroso

Maputo - A União Europeia (UE) é considerada um parceiro activo nos projectos de redução da pobreza e crescimento dos países da CPLP e tem estado a intensificar a cooperação com a organização.

A UE promove igualmente com os Estados-membros, através de acordos de parceria visando o diálogo político e o desenvolvimento de intercâmbios económicos, culturais e científicos.

Durão Barroso apelou a uma maior eficácia e maior taxa de execução dos Estados-membros da organização e propôs, esta sexta-feira, à CPLP, assumir um papel reforçado de coordenação e da implementação dos projectos financiados pela organização.

«Podemos equacionar, para esse efeito, fortalecer o memorando de entendimento já existente entre a Comissão Europeia e o Secretariado da CPLP, assinado em 2007», disse o Presidente da Comissão Europeia.

A UE, segundo Durão Barroso, conta com 33 Milhões de Euros no âmbito do 10º FED que se destina a apoiar iniciativos na área do Estado de direito e da governação económica. 

O Presidente da Comissão Europeia reconheceu que a implementação do montante nem sempre é fácil, dada a descontinuidade geográfica dos países em causa.

Desde 2002 e até ao final de 2013, a União Europeia terá mobilizado mais de 2 mil milhões de Euros em cooperação e ajuda ao desenvolvimento dos PALOP e Timor-Leste.

Se os países da CPLP assumirem o papel de coordenação e implementação dos projectos em curso, a UE pode revelar-se um grande parceiro da comunidade, disse o responsável da Comissão Europeia.

A UE é, actualmente, o maior doador do mundo a favor da segurança
Alimentar, com um montante de cerca de 800 milhões de euros por ano. 

Recentemente, apoiou o lançamento da nova aliança do G8 para melhorar a segurança alimentar e a alimentação, que tem como objectivo principal retirar 50 milhões de africanos da situação de pobreza num período de 10 anos. 

Moçambique será um dos seis países-piloto neste projecto que poderá ser alargado a outros.

(c) PNN Portuguese News Network

2012-07-20 17:02:30