Demissão do Dir. Geral Agricultura
Demissão do Dir. Geral Agricultura

Director Geral da Agricultura demitiu-se

8 Agosto 2012
17:21:27

ex-Dir Geral da AgriculturaArgentino Pires dos Santos(na foto), que em Junho último garantiu ao Téla Nón a sua continuidade na Direcção Geral da Agricultura, apesar da crise provocada pela expropriação de terras aos agricultores nacionais, anunciou hoje a sua demissão do cargo.

«Desde a passada sexta – feira que fiz chegar ao gabinete do Ministro o meu pedido de demissão», afirmou o Director Geral da Agricultura demissionário, em declarações ao Téla Nón.

Argentino Pires dos Santos, é engenheiro agrónomo e tem longa experiência na gestão do sector da agricultura. Em declarações ao Téla Nón, disse que abandona o cargo de Director Geral da Agricultura, por razões pessoais. Não quis detalhar os fundamentos da sua decisão.Avançou que aguarda o despacho do ministro que dá consentimento a carta de demissão por ele apresentada.

O sector da agricultura que absorve quase metade da mão de obra são-tomense, está sob tutela do Ministério do Plano e Desenvolvimento, liderado pelo jurista Agostinho Fernandes. O Director Geral da Agricultura, acaba por ser o homem forte do sector, e ao que tudo indica o membro da administração governamental que melhor entende das coisas da agricultura.

Argentino Pires dos Santos, é membro da comissão política do partido PCD na oposição. É talvez um dos últimos quadros são-tomenses, que milita na oposição e que ainda resistia na chefia de um sector da administração pública.

Note-se que a política de expropriação de terras dos agricultores, a favor de grupos privados estrangeiros, mandada executar pelo Governo, provocou instabilidade na cúpula da administração do sector da agricultura. Alguns directores foram demitidos, após a eclosão da crise de expropriação das terras dos agricultores de Obô Môrro.

Argentino Pires dos Santos, resistiu, mas na passada sexta – feira bateu com a porta.

Abel Veiga


 

Artigos Relacionados: